Capacitação: inscrições abertas para especialização em Piscopatologia e Psicanálise na Clínica Contemporânea | Conselho Regional de Psicologia CRP14/MS
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21/01/2021 | 17h:08

Capacitação: inscrições abertas para especialização em Piscopatologia e Psicanálise na Clínica Contemporânea

DIVULGAÇÃO DE TERCEIROS

A saúde mental é o grande campo da especialização (Lato Sensu) em Psicopatologia e Psicanálise na Clínica Contemporânea que atualiza os desafios e as oportunidades para o (a) profissional de Psicologia e áreas correlatas diante de projeções alarmantes do aumento quantitativo e qualitativo de diagnósticos de transtornos mentais, os impactos ainda não calculados da pandemia do COVID-19 e a crescente demanda por atendimento psicológico ajustado às diferentes necessidades e contextos, incluindo o atendimento online.

O curso fundamente-se na teoria da Psicanálise e no método psicanalítico para o estudo dos fenômenos psicopatológicos, preparando os profissionais para o atendimento, o diagnóstico e a intervenção a fim de atuar na diminuição do sofrimento psíquico do sujeito e promover saúde mental e bem-estar subjetivo. As disciplinas e os conteúdos estão estruturados em três eixos: I) Psicanálise, Personalidade e Desenvolvimento Humano; II) Psiquiatria, Psicofarmacologia e Transtornos Mentais; III) Estudos de Casos na Clínica Contemporânea.

A especialização tem carga horária de 390 horas e é dirigida prioritariamente a psicólogos e psicólogas, porém, acolhe demais profissionais que atuam no atendimento de pessoas em sofrimento psíquico como médicos psiquiatras, psicanalistas, assistentes sociais, enfermeiros, seja no âmbito individual ou das políticas públicas.

 

DISCIPLINAS

Psicopatologia: história e contemporaneidade

Sujeito e Personalidade em Psicanálise

O Analista - saúde mental e autocuidado

Psicopatologia e Clínica no Desenvolvimento Humano

Psicopatias, Serial Killers e PCL-R (Psychopathy Checklist Revised)

Psicofármacos: tipos, classificação, mecanismos de ação e interação

Transtornos Mentais e do Comportamento (DSM-V)

Estudo de casos clínicos – Dependência química

Estudo de casos clínicos – Ansiedade, Depressão e Suicídio

Estudos de casos clínicos – Gênero, Identidade sexual e sexualidade

Estudos de casos clínicos - Adoecimento psíquico do e no trabalho

Atendimento remoto (TICs), documentos e encaminhamentos

Orientação e Trabalho de Conclusão de Cursos TCC

Carga horária - 390 horas

 

 

CORPO DOCENTE

 

Adriana Rita Sordi

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2003), Especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2006) e Doutorado em Psicologia também pela UCDB (2018). Foi bolsista Capes, na modalidade bolsa sanduíche, edital 019/2016, convenio firmado entre a Universidade Católica Bom Bosco - UCDB, Campo Grande- MS/BR e Universidade Autônoma do México - UNAM, Cidade do México - DF/MX. Foi docente do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN de 2004 à 2011, trabalhou no Núcleo de Psicologia da instituição de 2004 à 2008, sendo coordenadora de 2007 à 2008. É professora da instituição na modalidade à distância, desde 2006, nos cursos de Pedagogia, Letras, Biologia e Matemática. É docente do Centro Universitário da UNIGRAN Capital desde 2012, no curso de Psicologia. Trabalha principalmente nas áreas de Educação e Desenvolvimento. Participou do GT de Técnicas Projetivas da ANPEPP, estando envolvida em projetos de pesquisa e extensão. Foi membro da comissão de Orientação e Fiscalização - COF do Conselho Regional de Psicologia, ano de 2018/2019. Atua também na Clinica particular

 

 

Andréa Carla Deuner Brunetto

Psicóloga (FUCMAT/1988), Especialista Psicodiagnóstico de Rorschach pela Sociedade de Rorschach de São Paulo (1992), Mestre em Educação (UFMS) e Psicanalista.  É  membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – EPFC, fundadora do Ágora Instituto Lacaniano de Campo Grande – MS, autora dos livros Sobre amores e exílios: na fronteira da psicanálise com a literatura (Escuta, 2013) e Psicanálise e educação: sobre Hefesto, Édipo e outros desamparados dos dias de hoje (UFMS, 2008).

 

 

Camilla Fernandes Marques

Doutora em Psicologia com ênfase em saúde pela UCDB (2020), com doutorado sanduíche (2018-2019) na Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (Barcelona-Espanha) com financiamento da CAPES, sob tutoria do prof. Dr. Francisco Javier Tirado Serrano. Mestre em Psicologia pela UCDB (2015). É co-coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq Psicologia da Saúde, Políticas da Cognição e da Subjetividade (UCDB). Atualmente, é membro da Comissão Editorial Regional da Revista Diálogos do Conselho Federal de Psicologia, bem como, da Comissão Editorial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão. É Parecerista ah hoc de periódicos científicos (Psicologia & Saúde; Revista Polis & Psique; Revista Psicologia & Sociedade; Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia; Revista Conversas & Controvérsias; Revista Psicología, Conocimiento y Sociedad. Tem experiência na área de Psicologia Social, Saúde e Assistência Social, com ênfase principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, formas de subjetivação, relações de poder e verdade, psicologia

 

 

Eduardo Cavalheiro Pelliccioli

Psicólogo, Especialista em Teoria Psicanalítica, Mestre em Psicologia pela PUCRS (2004). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Saúde Coletiva. Foi professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Atualmente é professor, supervisor e pesquisador pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É pesquisador vinculado ao CNPq do Grupo de Pesquisa; Modelos Epistemológicos e Produção de Saúde; da UCDB, membro do Laboratório de Humanidades da mesma universidade. Atualmente coordena a pesquisa intitulada “Análise de ações das práticas de cuidado e atenção à saúde na sua intersecção com as políticas públicas. Membro do FEPE - Fórum Estadual de Professores de Ética em Psicologia e da ABEP/MS - Associação Brasileira de Ensino em Psicologia.

 

Elaine Cristina da Fonseca Costa Pettengill

Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2010);Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia do Trânsito pela Faculdade do Vale do Itajaí Mirim (2009);Pós-Graduação Lato Sensu em Teoria e Técnica Psicanalítica pela Universidade Católica Dom Bosco (2004) e Bacharelado e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1998); Atualmente, é perita-examinadora do trânsito credenciada para Avaliação Psicológica no DETRAN-MS pela empresa LÚMEN - Psicólogos Associados; é docente no Centro Universitário Unigran Capital (Unigran Educacional) no curso de Psicologia (Disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento II; Psicopatologia I e II; Pesquisadora no grupo de pesquisa de Saúde Mental, Sono e Qualidade de vida, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

 

Giovana Kreuz

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Ciênicas Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2006) e graduação em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná PUC-PR (1999). Especialização em "Psicanálise com crianças" pela UTP-PR. Formação em Tanatologia, ministrou as aulas de Cuidados paliativos e luto infantil nos cursos de tanatologia da UNIBAN e FAMIPAR. Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Docente da PUC-PR (Campus Toledo) em 2008, Docente da União Pan-Americana de Ensino (2004-2008), Docente do curso de pós graduação em Ciências da Familia - UNIPAN (2006-2008) e Enfermagem Oncológica - São Camilo (2009). Docente de psicologia na UNINGA e UEM. Psicóloga do Hospital do Câncer UOPECCAN (2001/2011) Especialização em Psicologia Hospitalar (provas e títulos do CFP). Doutora em Psicologia Clínica na PUC-SP, sob orientação da Prof Dra Maria Helena Pereira Franco.

 

Hilda Morana

Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (1979), mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1984) e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (2004). Consultorio particular e medica perita do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos da personalidade, Rorschach, pericia, psiquiatria forense e é a Fundadora do Ambulatório de Transtornos da Personalidade do Ipq-HC FMUSP.Psiquiatra do CAISM da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

Laira Carneiro Paes de Barros

Graduação em Medicina pela UFMS (2012), Residência em Psiquiatria pelo Instituto Bairral, Especialização em Filosofia pela PUCRS. Atua profissionalmente como Psiquiatra da CASSEMS, CAPS e consultório particular.

 

Renato Martins de Lima

Mestre em Psicologia pela UFMS, Especialista em Psicologia Positiva pela PUCRS (MBA). Possuo dupla graduação, em Jornalismo pela Uniderp com extensão em Quality Communication pela Universitád Autònoma de Barcelona (UAB) em convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); e em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com extensão em Mestrado Integrado na Universidade do Porto (Portugal). Possuo certificado em Ciência do Bem-Estar pela Universidade de YALE. Atuei como professor externo Psicologia e Educação na UFMS e como Pesquisador no Grupo de Pesquisa Gênero e Psicologia da UFMS (CNPq).

 

 

Ruben Artur Lemke

Doutor em Psicologia pela UCDB. Realizou mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Residência Multiprofissional em Saúde Mental (2006) e R3 (2007) no Hospital Psiquiátrico São Pedro pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. É graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Atualmente é Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande e atua como psicólogo clínico. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de Mato Grosso do Sul

 

Tiago Ravanello Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre pelo programa CAPES/PDEE, e Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do professor Livre-Docente Christian Ingo Lenz Dunker. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Faculdade de Ciências Humanas, atuando no curso de Graduação em Psicologia - Bacharelado - e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, epistemologia, linguagem, semiótica e psicologia.

 

Ticiana Araújo da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2007) e doutorado em Psicologia pela Universidade do Algarve- Portugal (2015) (revalidação pela Universidade de São Paulo). Psicanalista, Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise- Núcleo Dourados. Docente na Graduação, Pós-Graduação e coordenadora do curso de psicologia no Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Atua principalmente no seguintes temas: psicanálise, desenvolvimento humano, processos de avaliação psicológica, imigração e clínica.

 

SOBRE A INSTITUIÇÃO

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) tem a atribuição de coordenar, normatizar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades relativas à política de pesquisa e pós-graduação Stricto Sensu (interinstitucional) e Lato Sensu do Centro Universitário Unigran Capital, oferecendo 40 especializações e MBA nas áreas de: Negócios, Saúde, Jurídica, Educação e Design e Arquitetura na modalidade presencial. A partir das restrições promovidas pela Pandemia do COVID-19, a Pós-Graduação Unigran Capital desenvolveu protocolos de biossegurança e adotou a metodologia híbrida de ensino. O Centro Universitário Unigran Capital localizado em Campo Grande-MS desde 2007, recebeu do MEC conceito 4 do Índice Geral de Cursos (IGC), maior avaliação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) de Campo Grande. A Instituição se destaca ainda no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD/INEP) com 70% dos seus cursos de graduação apresentando desempenho superior entre as IES da Capital. O Centro Universitário Unigan Capital integra a Unigran Educacional, com mais de 40 anos de tradição e lista entre as 20 maiores IES do Brasil com a Unigran Dourados, Unigran EAD, Unigran Europa, Unigran Japão, Unigran Estados Unidos e Huby Cursos.

 

INFORMAÇÕES

Pós-graduação Unigran Capital (67) 99284-0789

www.unigran.br/campogrande

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