O Conselho Federal de Psicologia se reuniu aos Conselhos Regionais em Brasília nos dias 26 e 27 de Abril para discutir as implicações do Censo da Psicologia Brasileira.
Conduzido em 2022, o material consiste em dois volumes: o primeiro enfoca questões pertinentes à formação e à integração no mercado de trabalho, enquanto o segundo reúne análises sobre as condições laborais, práticas profissionais e participação social.
“O Censo da Psicologia brasileira representa o maior levantamento de informações já realizado sobre o exercício profissional da Psicologia no país. É, portanto, uma fonte fundamental para debater e idealizar projetos voltados a aprimorar o fazer e as condições de trabalho na área”, destacou o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho.
Representando o CRP14/MS, participaram do encontro a conselheira Jucimara Zacarias Martins e o conselheiro João Fernando dos Santos Vilela. O evento aconteceu na sede do CFP, em formato de oficinas e rodas de conversa, proporcionou um ambiente de compartilhamento dos projetos desenvolvidos por cada região.
“Fomos representando o Mato Grosso do Sul. Cada Conselho Regional enviou dois representantes para apresentar os projetos realizados na etapa regional. Nós compartilhamos o progresso alcançado, os obstáculos encontrados, se foram discutidos em plenária, se foram aprovados ou não, e em que estágio estão. Foi uma oportunidade para compartilhar experiências uns com os outros, analisar quais projetos têm sinergia e como podemos aproveitar algumas regionalidades ou projetos semelhantes para agregar valor e implementar melhorias nos próximos programas de psicologia “, pontuou João Fernando, coordenador do projeto Território, Inclusão e Identidade.