Na última sexta-feira (16/02), realizamos um encontro para Consulta Pública de modo a ouvir as contribuições da categoria sobre o documento “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência” que está sendo construído. Esse momento realizado no período vespertino na sede do CRP14 contou com a participação das profissionais Márcia Paulino da Silva Lopes, Tatiana Quintana Samper Lovatto e Keila de Oliveira Antonio e foi mediado pelo CREPOP, na presença da Assessora Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, Rebeca de Lima Pompilio, e da estagiária, Evelyn da Silva Alves.
A psicóloga Keila O. Antonio, CRP14/03682, possui especialização em Gênero e Política Públicas e Avaliação Psicológica e Perícia, e atua no Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública Estadual. Para ela, que já esteve trabalhando no CREPOP, é importante participar da atividade da Consulta Pública sobre o Enfrentamento a violência contra as mulheres, para apresentar as contribuições específicas, enfatizando as realidades existentes nos territórios onde atuamos. Ressalta também que o material certamente irá contribuir com a atuação qualificada das psicólogas/os nos diversos serviços das Políticas Públicas.
Tatiana Q. Samper L., CRP14/04317-2, mestranda em Desenvolvimento Local, com bolsa pela FUNDECT/MS. Foi servidora da Casa da Mulher Brasileira, onde colaborou na criação do serviço de Acompanhamento Psicossocial Continuado. Após sair do serviço público, atuou como consultora na implantação da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio no IFMS e treinamento da Comissão Permanente. Além disso, também atuou no treinamento de blocos de carnaval, bares e restaurantes para implantação dos Protocolos “No Callem” e “Não é Não”. E é coordenadora do Núcleo Psicossocial da Central Única das Favelas de Campo Grande – MS. Após contribuir na consulta pública, ela afirma: “a política pública de atendimento às mulheres vítimas de violência e a atuação de profissionais da psicologia em contextos de violência de gênero está em amplo crescimento, por isso a reunião de consulta pública do CREPOP para tratar do tema foi tão importante, para que possamos refletir e construir normas técnicas que auxiliem as profissionais com uma prática ética e eficaz”.
Marcia Paulino S. L., CRP14/03536-5, é mestranda em Psicologia (UFMS) e possui Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Políticas Públicas Sociais e Saúde da Família pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci/Grupo UNIASSELVI (2016). Pesquisadora integrante do Observatório de Violência Contra Mulher (UFMS/FADIR/SEMU), atualmente, atua como Psicóloga Social e Coordenadora de Projetos e Ações Temáticas da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU) do município de Campo Grande.
A consulta pública tem como objetivo colher junto à categoria sugestões que permitam aprimorar o documento, tornando o processo mais democrático e participativo. As contribuições podem se dar de maneira individual ou coletiva, mediado pelo CREPOP ou de forma autônoma pelas profissionais e/ou acadêmicas de psicologia.
Para participar é necessário ler na íntegra o documento das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Acessar o formulário eletrônico e enviar suas considerações referente a cada eixo que organiza o material.
A consulta pública estará disponível até quinta-feira da semana que vem, 29 de fevereiro de 2024, no site do CREPOP e do Conselho Federal de Psicologia. Após o término do prazo, todas as contribuições ao texto preliminar serão enviadas à comissão de especialistas, responsável por apresentar a versão final do documento.
Quaisquer dúvidas entre em contato com o CREPOP CRP-14 pelos canais de whatsapp: 67 99123-7762 e/ou e-mail: crepop@crpms.org.br.
Saiba mais:
Acesse a íntegra da consulta pública do CREPOP;
Acesse o formulário eletrônico para contribuir para a consulta pública.