No dia 15 de julho de 2025, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRP14/MS promoveu mais uma edição do CREPOP Itinerante, desta vez no município de Chapadão do Sul. Com o tema “Diálogos Coordenados CREPOP: Políticas Públicas e Interseccionalidades; Violências e Violações de Direitos”, o evento foi realizado na Escola Municipal Érico Veríssimo e reuniu profissionais da Psicologia e do Serviço Social, atuantes nos municípios de Chapadão do Sul, Paraíso das Águas e Figueirão.
A atividade contou com a mediação da Psicóloga Giovana Barbieri Galeano (CRP14/09016-3) e da Conselheira Camilla Fernandes Marques (CRP14/05662-7), ambas docentes do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O assessoramento técnico foi realizado por Rebeca de Lima Pompilio (CRP14/08434-5), Coordenadora Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do CREPOP.
Com foco em promover espaços de escuta e diálogo sobre as realidades enfrentadas pelas(os) profissionais da Psicologia e do Serviço Social no atendimento a situações de violação de direitos, o encontro possibilitou o compartilhamento de experiências locais, reflexões sobre a atuação profissional e a articulação para futuras ações nos territórios.
“O acontecimento do CREPOP Itinerante revelou-se de suma importância para que os profissionais de diversas áreas de atuação e localidades pudessem desfrutar de um momento não apenas de escuta, mas também de diálogo, compartilhamento de saberes, vivências e articulação de futuras ações em defesa não somente da vida no exercício profissional em situações de violação de direitos, mas também com o intuito de aprimorar as condições laborais desses mesmos profissionais”, destacou a psicóloga Déborah Joyce Trivelato (CRP 14/05177-2).
A participação das(os) profissionais reafirmou a importância de iniciativas que aproximem o CRP14/MS dos territórios, fortalecendo a interiorização das políticas públicas e a escuta qualificada das especificidades regionais.
“O evento promovido hoje demonstra a importância de viabilizarmos espaços de diálogos e discussões que permeiam a interiorização do atuar profissional diante das situações de violências e violações de direitos, que exigem por vezes uma articulação que vai além das tipificações dos serviços públicos existentes. Sendo possível observar as diferenças, interrelações, especificidades e realidades presentes em localidades distantes dos grandes centros. Desta forma parabenizo em especial a equipe do CREPOP pela organização e disponibilidade e estar presente em nossa região”, ressaltou o psicólogo educacional Milton Pinheiro Silva (CRP 14/08189-0), da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Figueirão.
Para além das trocas técnicas, o CREPOP Itinerante tem se firmado como um espaço de fortalecimento institucional, possibilitando uma escuta qualificada das demandas locais, o reconhecimento das especificidades territoriais e a construção de estratégias coletivas voltadas ao aprimoramento das políticas públicas em Mato Grosso do Sul.
O CRP14/MS agradece à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) pelo apoio na cessão do espaço para a realização do evento, reiterando a relevância das parcerias locais na viabilização de ações descentralizadas como o CREPOP Itinerante.

