O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), juntamente à Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) realizaram um debate sobre Ética e Mídias Sociais. Realizado pelo Fórum Estadual dos Professores de Ética em Psicologia (FEPE) em parceria com UFGD, o evento foi online e transmitido pelo Facebook e YouTube do CRP14/MS.
O psicólogo e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, Dionatans Quinhones, destaca que discutir a inserção dos profissionais nas redes sociais é hoje uma grande demanda do Conselho. “É um conceito ainda novo, no qual todos estamos experimentando e ainda carece de orientações, direcionamentos e resoluções. Diante disso, acredito que o debate seja importante para construirmos uma base para criar um contexto para a atuação”, afirma.
Dionatans ainda aproveitou o espaço para falar sobre “Ética e mídias sociais: por uma psicologia da diferença”. Ele destacou que as redes sociais costumam moldar comportamentos, coletando informações e conduzindo contextos que interferem nos processos de sociabilidade.
“As redes sociais fazem com que a sociedade perca suas características de diferenças, o que é uma estratégia para que a informação circule melhor e o comportamento seja mais controlado, aumentando o consumo. É uma grande estratégia da digitalização da vida”, reflete Quinhones.
Presidente do Fórum e professora de ética na UFGD, Rosalice Lopes fez uma apresentação sobre o assunto e ressaltou que as questões éticas são resultado de diálogo, são uma construção conjunta, por isso os debates são importantes.
“Pesquisa de opinião mostra que a sociedade está praticamente abduzida pelas redes sociais, ou seja, passam uma grande parte do tempo. A grande maioria diz seguir psicólogos nas redes sociais, mas muitos não reparam se há o número do CRP no perfil. Sao dados importantes por revelarem bastante sobre a rotina e mais ainda, nos ajudar a debater sobre a atuação do profissional neste campo”, disse.
O debate pode ser conferido no canal do Youtube ou na página do Facebook do CRP14/MS.