Em 2021 celebramos os 25 anos de criação do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região em Mato Grosso do Sul – CRP14/MS, e no dia 27 de Agosto comemoramos o Dia do Psicólogo.
Há 25 anos nascia o CRP14/MS e o nosso jubileu de prata chegou no momento em que a profissão se faz imprescindível, enfrenta grandes desafios, se reinventa, dissipa preconceitos e se mostra cada vez mais próxima da população. Ocupando espaços antes não imaginados, nas suas várias formas de atuação.
Talvez a sociedade nunca esteve tão vulnerável diante de uma ameaça global quanto a realidade que agora se descortina, suscitando consequências físicas, econômicas e emocionais. Diante dessas vulnerabilidades a Psicologia se fez presente!
O acompanhamento do profissional de psicologia passa, pouco a pouco, a ser mais reconhecido e valorizado. Conquista espaço tornando-se um profissional cada vez mais acessível àqueles que necessitam, auferindo o merecido lugar de reconhecimento da psicologia: ciência e profissão.
A saúde mental é um bem precioso e necessita de atenção sempre, contudo a pandemia do Covid-19 expôs vulnerabilidades sociais em toda parte, evidenciando a importância desse cuidado psicossocial.
À frente do CRP14/MS, a Conselheira Presidente Marilene Kovalski salienta que a psicologia como ciência e profissão tem cada vez mais protagonismo, e o saber construído de forma teórica e prática, pelas instituições formadoras da categoria, notabilizam-se por tornar cada vez mais amplos os espaços ocupados pelos trabalhadores da psicologia e acessível para atender as pessoas e a sociedade, numa atuação que privilegia a inclusão e a defesa dos direitos humanos.
“O CRP14/MS vem cumprindo seu papel de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional de toda a categoria. Para que, diante de todos os campos de atuação, o profissional possa desempenhar um papel ético e responsável, dissipando preconceitos, acessível e plural”, afirma a presidente.
Atualmente, mais de 5 mil profissionais estão inscritos no CRP14/MS, distribuídos em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, empreendendo em diferentes espaços de atuação no setor público e privado. Representando um grande avanço, uma vez que, quando foi regulamentada a Psicologia, as principais áreas de atuação eram a clínica, escolar e organizacional. Hoje são 13 áreas de atuação ao todo, que estão em expansão em nosso Estado e em todo o Brasil.
No dia 27 de agosto comemoramos o dia do Psicólogo. Foi nesta data, há 59 anos que aconteceu a regulamentação da nossa profissão. Desejamos a cada um, a cada uma, realizações, sucesso pessoal e profissional !
Nova logomarca e o selo comemorativo
25 anos é uma marca emblemática, por isso, o CRP14/MS desenvolveu uma nova logomarca e um selo comemorativo para brindar os anos de luta e contribuição junto à categoria e à sociedade.
A antiga logo cumpriu seu papel nesses últimos anos. Contudo, para acompanhar a modernização dos meios de comunicação e a busca deste Conselho Regional por maior aproximação, integração e reconhecimento junto aos psicólogos e psicólogas e à sociedade, o símbolo passou por reformulações e modernizou-se dando início a uma revitalização da imagem institucional de nossa autarquia.
A nova logomarca utiliza as cores azul e laranja, aplicando conceitos que mesclam equilíbrio, presença marcante, credibilidade e agilidade mental. As formas também mudaram para linhas orgânicas e flexíveis, porém, sólidas.
A representação dos 25 anos da entidade também ganhou espaço em um selo de designer moderno que vai acompanhar a logomarca.
Para este IX Plenário, o novo formato transmite a mensagem de pluralidade da Psicologia, dando a dimensão da importância de um conselho democrático, responsável por fiscalizar, orientar e disciplinar as práticas de uma profissão tão importante e presente junto a categoria neste momento desafiador para toda a sociedade.
Homenagem aos ex-presidentes.
Em sua ampla trajetória o CRP14/MS foi comandado por 18 presidentes, notáveis, que disponibilizaram seu tempo e disposição para servir à profissão.
A psicóloga Norma Celiane Cosmo que esteve como presidente nos anos 2013 e 2014 e agora atua como conselheira federal, integra a galeria de ex-presidentes que deixaram seu legado ao CRP14/MS.“O Conselho Regional existe para falar dos interesses dos profissionais na sociedade, por isso é importante a participação e envolvimento da categoria. O Conselho precisa ouvir os profissionais, para que participem das comissões, estejam inseridos e relatem o que vivenciam no dia a dia da profissão”, ressalta Norma.
Ela ainda destaca que o conselho cresceu muito, tanto do ponto de vista numérico como na inserção na sociedade. “Há 25 anos era menor, mas de 2.000 para frente a sociedade vem percebendo a importância do psicólogo na vida cotidiana e a profissão tem ganhado espaço”, assegura a ex-presidente Norma.
A atual presidente do CRP14/MS, Marilene Kovalski agradeceu a todos os profissionais que estiveram à frente do conselho ao longo dos 25 anos passados e a todos os psicólogos e psicólogas que não recuaram diante dos desafios enfrentados com a pandemia COVID19.