Você está visualizando atualmente “A morte é um dia que vale a pena viver”: CRP14/MS apoia reflexão sobre finitude e cuidados paliativos

“A morte é um dia que vale a pena viver”: CRP14/MS apoia reflexão sobre finitude e cuidados paliativos

No dia 30 de abril de 2025, o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo recebeu a palestra da médica e escritora Ana Claudia Quintana Arantes. O Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região – MS (CRP14/MS) foi parceiro na divulgação do evento, que promoveu o diálogo sobre temas sensíveis, porém urgentes, como a morte, o luto e os cuidados paliativos.

A noite foi aberta por apresentação da Sinfônica de Campo Grande e da Orquestra Indígena, ambas sob a regência do Maestro Eduardo Martinelli. As músicas regionais e as canções interpretadas em línguas indígenas trouxeram um tom de respeito, diversidade e sensibilidade à abertura do evento.

Reconhecida nacionalmente por seu trabalho na humanização do cuidado médico, Ana Claudia Quintana Arantes trouxe ao público reflexões profundas sobre a vida, a morte e o processo de morrer. Médica formada pela USP, com especialização em Geriatria e Cuidados Paliativos, a palestrante compartilhou histórias tocantes de sua trajetória profissional, além de apresentar conceitos fundamentais para a construção de uma abordagem mais empática diante da finitude humana.