O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – 14ª Região (CRP14/MS) informa que não realiza cobranças de débitos, especialmente de protesto em cartório, por meio telefônico e que todas as comunicações são realizadas pelos canais oficiais de comunicação: e-mail, site e redes sociais.
O alerta é feito como medida preventiva, após relatos de profissionais de outros Estados que foram vítimas de golpes envolvendo falsas cobranças. Por isso, reforçamos à categoria a importância de redobrar a atenção diante de qualquer abordagem suspeita.
O golpe consiste em ligações telefônicas feitas por pessoas que se passam por empregadas/os do Conselho, alegando a existência de supostas dívidas registradas em cartório. Durante o contato, as/os golpistas pressionam a/o profissional a efetuar um pagamento imediato — geralmente via PIX — sob ameaça de suspensão do registro profissional (CRP) e negativação do nome.
Caso você receba uma ligação com esse tipo de informação, não forneça dados e não realize nenhum pagamento. Trata-se de uma tentativa de golpe.
Como funciona o processo de protesto legítimo?
Nos casos reais de protesto, o responsável pelo contato é o cartório, que realiza o envio de notificação oficial ao endereço da pessoa envolvida (seja ela física ou jurídica), conforme previsto em regulamentação própria, com prazo para pagamento antes do efetivo protesto. O CRP14/MS não entra em contato por telefone, tampouco por mensagens instantâneas (WhatsApp) para esse tipo de procedimento.
O que fazer em caso de dúvida?
Se você receber qualquer tipo de ligação com cobranças suspeitas ou tiver dúvidas sobre sua situação junto ao Conselho, entre em contato com a Secretaria do CRP14/MS pelo telefone (67) 3382-4801 – opção 1.