No último dia 30, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – 14ª Região (CRP14/MS), por meio do CREPOP Itinerante, promoveu o encontro “Diálogos Coordenados CREPOP: Políticas Públicas e Interseccionalidades; Violências e Violações de Direitos”, no Centro Educacional Juventude do Amanhã (CEJA), em Bataguassu.
O evento aconteceu das 13h30 às 17h e reuniu profissionais da Psicologia, Serviço Social e estudantes dos municípios de Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Três Lagoas. Também foram convidadas profissionais de Anaurilândia, Batayporã, Nova Andradina e Ivinhema, fortalecendo o caráter regional da ação.
A mediação foi conduzida pelas Psicólogas Ester Naiá Ferreira Melo (CRP 14/0002987-9) e Bárbara Marques Rodrigues (CRP 14/06285-4), Conselheira do CRP 14/MS. O assessoramento técnico foi realizado por Rebeca de Lima Pompilio (CRP14/08434-5), coordenadora técnica do CREPOP.
Durante o encontro, foram discutidas as interseccionalidades que atravessam as políticas públicas, com foco nas violações de direitos e nos desafios enfrentados pelas(os) profissionais que atuam nos territórios, especialmente nas áreas de assistência social e saúde.
Reflexões Potentes e Compromisso Ético
As falas das(os) participantes evidenciaram a relevância do espaço de escuta, troca e fortalecimento da atuação profissional.
Para Silvia José Barbosa Guimarães (CRP 14/10702), psicóloga na Prefeitura de Brasilândia, o evento teve impacto direto em sua formação:
“A ação foi extremamente proveitosa e contribuiu de maneira significativa para a minha formação, ampliando meus conhecimentos e fortalecendo meu compromisso com a prática profissional.”
Andreia Vilma Batista (CRP 14/05224-5), psicóloga no CREAS de Bataguassu, destacou a potência dos diálogos:
“O diálogo que tivemos foi muito inspirador, afinal, foi possível refletir sobre os desafios e possíveis caminhos para fortalecer a nossa atuação profissional. Agradeço ao CREPOP pela dedicação e disponibilidade.”
Tamires Gazola Pereira (CRP 14/00225-7), psicóloga no CRAS de Bataguassu, também ressaltou a importância do encontro para seu fazer profissional:
“Participar do encontro promovido sobre Violências e Violações de Direitos foi extremamente significativo para minha trajetória profissional. […] Gostaria muito que tivessem mais encontros como esse, principalmente regionais, pois facilitam nosso acesso e participação.”
Interiorização e Acesso
Agradecemos todas as/os participantes e em nome de Soraya Severino Lemes Runichi, Coordenadora do Polo UAB Bataguassu, pelo apoio por conceder o espaço no Centro Educacional Juventude do Amanhã para realização do encontro. A proposta do CREPOP Itinerante é justamente essa: interiorizar os debates e ampliar o acesso das(os) psicólogas(os) do estado às reflexões e orientações técnicas sobre as práticas psicológicas nas políticas públicas. Ao promover ações como essa, o CRP14/MS reafirma seu compromisso com uma Psicologia ética, crítica e comprometida com os direitos humanos.