No dia 24 de abril de 2025, o Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região – Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) promoveu, na cidade de Bela Vista, a décima quarta parada do CREPOP Itinerante, Diálogos Coordenados CREPOP: Políticas Públicas e Interseccionalidades; CRAS e CREAS.
O encontro aconteceu no Polo UAB III, reuniu profissionais da Psicologia, além de representante do Serviço Social e da Educação. Estiveram presentes profissionais dos municípios de Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Antônio João e Porto Murtinho.
A mediação ficou a cargo de Danilo Cleiton Lopes (CRP 14/06028-9) e da Conselheira Bárbara Marques Rodrigues (CRP 14/06285-4), com assessoramento técnico da coordenadora do CREPOP do CRP14/MS, Rebeca de Lima Pompilio (CRP14/08434-5).
O evento teve como foco o fortalecimento das práticas profissionais no contexto das políticas públicas, em especial nos serviços socioassistenciais, como CRAS e CREAS, além da abordagem de temas ligados à interseccionalidade e desafios enfrentados em cidades do interior do estado.
Espaço de troca e aproximação com a categoria
Mais do que um espaço de troca, o CREPOP Itinerante é uma oportunidade de aproximação entre o CRP14/MS e as profissionais que atuam no interior do estado. Essa interiorização foi destacada nos depoimentos das(dos) participantes.
A Psicóloga Ludemila dos Santos Almeida (CRP 14/07390-9), que atua na Câmara Municipal de Porto Murtinho, ressaltou a importância da iniciativa: “Antes de falar sobre a importância de todos os aspectos que permearam o evento é importante destacar e parabenizar o CRP pela idealização e organização desse evento do CREPOP Itinerante na região de Bela Vista, pois isso aproxima demasiadamente a categoria com o Conselho e com as(os) demais profissionais da região e estreita laços importantes que consequentemente geraram trocas positivas. O evento em si, foi muito proveitoso, a dinâmica estabelecida pelas organizadoras ajudou com que nós profissionais trocássemos experiências e principalmente tirássemos dúvidas pertinentes sobre a atuação da psicóloga dentro dos equipamentos CRAS e CREAS, tendo em vista que a realidade das cidades interioranas divergem muito em termos de demandas quando observado os grandes centros do nosso estado, logo a nossa atuação é um grande desafio.”
Na mesma linha, o Psicólogo Hugo Edson Diaz Filho (CRP 14/06312-7), que tem uma trajetória de mais de 10 anos na assistência em Porto Murtinho, compreendendo atuação como técnico e também como coordenador em CRAS, CREAS, Casa Lar e Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), destacou o impacto positivo do evento: “A importância da realização de um evento como foi o ‘Diálogos Coordenados’ em Bela Vista tem um peso gigantesco para profissionais que atuam na região, sentir-se parte e perceber que também somos importantes para o CRP14/MS.. Essa interiorização praticada na ação demonstra um compromisso com as(os) profissionais que estão iniciando na atuação e um respaldo para os que já estão atuando na área a mais tempo, suscita mais segurança saber que nosso Conselho está mais próximo.”
Já para Elaine Alves de Oliveira Pedrozo formação no antigo Curso Normal Superior e em artes visuais, e atual coordenadora do CREAS de Caracol, o evento foi uma oportunidade de aprendizado contínuo: “Foi gratificante ter ido neste encontro, pois veio de encontro com o meu trabalho, atuo em um CREAS a quatro anos e nunca sabemos de tudo. Foram tratados assuntos de suma importância para melhorar o nosso atendimento ao público. Onde as(os) palestrantes tiveram uma fala clara e coesa.”
Interiorização como compromisso permanente
O CREPOP Itinerante reafirma o compromisso do CRP14/MS com a valorização e escuta ativa da categoria em todo o estado, promovendo encontros técnicos, compartilhamento de experiências e fortalecimento das práticas em políticas públicas. Essa iniciativa segue como parte da política de interiorização do Conselho, garantindo que profissionais de regiões diversas possam participar ativamente das discussões e diretrizes que orientam o fazer psicológico em Mato Grosso do Sul.