Você está visualizando atualmente CRP14/MS marca presença na primeira edição de 2025 da APAF

CRP14/MS marca presença na primeira edição de 2025 da APAF

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) participou da primeira edição de 2025 da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), promovida pelo Sistema Conselhos de Psicologia — composto pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pelos 24 Conselhos Regionais (CRPs).

O encontro foi realizado nos dias 24 e 25 de maio, em Brasília (DF), com o objetivo de promover o debate e a articulação de pautas fundamentais para a formação, regulamentação e exercício profissional da Psicologia no Brasil.

Representaram o CRP14/MS as conselheiras Camilla Fernandes Marques (CRP14/05662-7) e Barbara Marques Rodrigues (CRP14/06285-4), e os conselheiros Paulo Godofredo Barbosa de Carvalho (CRP14/00222-4) e Renan da Cunha Soares Junior (CRP14/02715-9).


Durante os dois dias de evento, foram debatidos temas relevantes como o uso de ferramentas de inteligência artificial na atuação profissional, avaliação psicólogica para povos indígenas, atuação profissional da psicóloga com mulheres em situação de violências, revisão de assuntos administrativos que constam na Resolução CFP 3/2007, enfrentamento à crise em saúde mental da categoria e os valores de referência para definição das anuidades de 2026, a serem estabelecidas nas Assembleias Orçamentárias Regionais, alguns desses temas com proposição do CRP14/MS.

Outros assuntos em pauta incluíram as políticas de ações afirmativas, inclusivas e reparatórias no âmbito do Sistema Conselhos; a atualização do Manual de Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis; a educação especial sob a perspectiva inclusiva; além da atuação dos diversos grupos de trabalho vinculados à APAF.

Entre os destaques desta edição, deliberou-se pela continuidade de diversos Grupos de Trabalho (GTs), responsáveis por propor orientações técnicas sobre temas como fiscalização profissional, práticas anticapacitistas, enfrentamento ao racismo, inserção de psicólogas/os estrangeiros, comunidades terapêuticas, entre outros.


Também foi aprovado o Programa de Ações Afirmativas, Inclusivas e Reparatórias, que visa combater desigualdades estruturais dentro do Sistema Conselhos, promovendo equidade de acesso e oportunidades para diferentes grupos sociais. A ação está em fase de contratação de entidades parceiras para sua execução.


Outra importante iniciativa discutida foi a criação da Escola de Governança do Sistema Conselhos de Psicologia, que tem como foco a capacitação e qualificação de conselheiras(os), gerentes e analistas, com previsão de início na próxima gestão. O programa pretende alcançar mais de 1.400 profissionais, fortalecendo a gestão institucional.

Em relação às anuidades, foi aprovado o teto de referência para o exercício de 2026: até R$ 840,55 para pessoa física, e valores proporcionais para pessoas jurídicas, conforme o capital social. A definição final das anuidades cabe a cada CRP, por meio de suas Assembleias Orçamentárias Regionais, respeitando a autonomia administrativa de cada Conselho.

Outro ponto importante é que está APAF aprovou alguns documentos que em breve estarão publicados oficialmente à categoria, trazemos o destaque para a aprovação unânime da minuta da Nota Técnica sobre a atuação profissional da Psicologia com mulheres em situação de violência. O documento traz orientações éticas e técnicas sobre temas como sigilo profissional, notificação compulsória e limites de intervenção, visando qualificar o atendimento psicológico nesses contextos.

A programação foi transmitida ao vivo e segue disponível no canal do YouTube do CFP. Confira as gravações por período: