Você está visualizando atualmente Dia internacional do Orgulho LGBTQIA+

Dia internacional do Orgulho LGBTQIA+

A psicologia desempenha um papel essencial na promoção da saúde mental e do bem-estar da população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais e outras identidades). População que frequentemente enfrenta desafios específicos, como discriminação, preconceito, exclusão social, além de questões relacionadas à identidade de gênero e à orientação sexual, fatores que podem gerar sofrimento psicológico, ansiedade, depressão e outras condições de saúde mental.

Diante desse cenário, a psicologia deve proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde pessoas LGBTQIA+ possam explorar suas identidades, superar traumas e construir uma autoestima saudável. O acompanhamento psicológico adequado contribui para a afirmação das identidades, o fortalecimento pessoal e a promoção dos direitos humanos, combatendo as patologizações históricas e os preconceitos internalizados.

A Psicologia brasileira tem um papel pioneiro na promoção do cuidado e na defesa dos direitos dessa população. Desde 1999, a Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) determina que as sexualidades não devem ser classificadas como doença, distúrbio, perversão, transtorno mental, desvio ou inadequação. Essa normativa tornou o Brasil o primeiro país membro das Nações Unidas a banir oficialmente as chamadas terapias de conversão sexual. Ao longo de mais de duas décadas, o CFP tem elaborado um vasto conjunto de normativas e referências técnicas sobre o tema, com a última publicação ocorrida há dois anos.

Em consonância com as diretrizes do CFP, o Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) desenvolveu a Cartilha “Diversidade LGBTQIA+”, disponível para download em nosso site. Este material serve como referência para um atendimento compreensivo, inclusivo e respeitoso, fundamental para assegurar que a população LGBTQIA+ tenha acesso a cuidados de saúde mental que respeitem suas identidades, promovam sua dignidade e colaborem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Neste 28 de junho, Dia Internacional da Visibilidade LGBTQIA+, o CRP14/MS reafirma seu compromisso com a luta por direitos, respeito e igualdade para todas as pessoas que compõem essa diversidade de identidades e orientações. Reafirma também seu compromisso com a promoção de um atendimento psicológico ético, acolhedor e livre de patologizações, seguindo as resoluções do Conselho Federal de Psicologia que orientam a atuação profissional para garantir o respeito à diversidade e o combate a práticas que buscam modificar ou “curar” a identidade ou orientação sexual.