Ato público integra a III Semana da Luta Antimanicomial de MS e V Encontro do Cerrado e reúne usuários da RAPS, profissionais, estudantes e a comunidade em defesa do cuidado em liberdade
No dia 23 de maio de 2025, sexta-feira, Campo Grande sediará a III Caminhada da Luta Antimanicomial, um importante ato público em defesa dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico e contra os retrocessos nas políticas de saúde mental no Brasil. O evento integra a III Semana da Luta Antimanicomial de Mato Grosso do Sul e o V Encontro do Cerrado, que acontecem entre os dias 17 e 25 de maio, com atividades em Campo Grande e outros municípios do estado.
A concentração da caminhada será às 8h, na Praça do Rádio Clube, com saída prevista para as 8h40. O percurso segue até a Praça Ary Coelho, onde será realizada uma programação especial, com a presença do Zé Gotinha, sarau com apresentações artísticas, a Feirinha da RAPS — com produtos produzidos por usuárias e usuários da Rede de Atenção Psicossocial — e uma apresentação do Teatro Dom Quixote.
Com o tema de 2025 inspirado na vida e obra do artista Arthur Bispo do Rosário, símbolo de resistência e criação artística em meio à exclusão institucional, a Semana propõe refletir sobre os limites entre loucura, arte e cidadania. A escolha do artista como referência reforça a importância de práticas de cuidado que valorizem a escuta, a autonomia e a expressão.
A caminhada mobiliza usuárias e usuários da RAPS, profissionais da saúde, estudantes, artistas e a população em geral, reafirmando o compromisso coletivo com uma saúde mental pública, territorializada, inclusiva e livre de práticas manicomiais.
III Caminhada da Luta Antimanicomial
📅 Data: 23 de maio de 2025 (sexta-feira)
📍 Concentração: Praça do Rádio Clube | 🕗 8h
🚶♂️ Saída da caminhada: 8h40
🏁 Chegada: Praça Ary Coelho | 🕘 Atividades até 11h
Foto da II Caminhada da Luta Antimanicomial, 2024
Sobre a III Semana da Luta Antimanicomial de MS
Realizada de 17 a 25 de maio de 2025, a Semana contempla ações em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá e Paranaíba, com rodas de conversa, oficinas, debates, intervenções culturais e caminhada. A mobilização marca o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrando que “em uma sociedade onde for necessário manicômio, toda forma de loucura é política”.
Realização:
Fórum Sul-Mato-Grossense da Luta Antimanicomial (FSMLA), Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – MS (CRP14/MS), Associação Águia Morena de Redução de Danos, LAPS – Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde (UFMS), Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), Conselho Regional de Enfermagem de MS (Coren-MS) e Residência em Saúde Mental da SESAU.
Apoio:
Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MS), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Décima Terceira Região (CREFITO13), Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), Faculdade Insted, Uniderp, UCDB, Anhanguera UNAES, Unigran Capital, UEMS, Secretaria Municipal de Saúde – SESAU e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SAS.