Você está visualizando atualmente III Caminhada da Luta Antimanicomial acontece em Campo Grande no dia 23 de maio

III Caminhada da Luta Antimanicomial acontece em Campo Grande no dia 23 de maio

Ato público integra a III Semana da Luta Antimanicomial de MS e V Encontro do Cerrado e reúne usuários da RAPS, profissionais, estudantes e a comunidade em defesa do cuidado em liberdade

No dia 23 de maio de 2025, sexta-feira, Campo Grande sediará a III Caminhada da Luta Antimanicomial, um importante ato público em defesa dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico e contra os retrocessos nas políticas de saúde mental no Brasil. O evento integra a III Semana da Luta Antimanicomial de Mato Grosso do Sul e o V Encontro do Cerrado, que acontecem entre os dias 17 e 25 de maio, com atividades em Campo Grande e outros municípios do estado.

A concentração da caminhada será às 8h, na Praça do Rádio Clube, com saída prevista para as 8h40. O percurso segue até a Praça Ary Coelho, onde será realizada uma programação especial, com a presença do Zé Gotinha, sarau com apresentações artísticas, a Feirinha da RAPS — com produtos produzidos por usuárias e usuários da Rede de Atenção Psicossocial — e uma apresentação do Teatro Dom Quixote.

Com o tema de 2025 inspirado na vida e obra do artista Arthur Bispo do Rosário, símbolo de resistência e criação artística em meio à exclusão institucional, a Semana propõe refletir sobre os limites entre loucura, arte e cidadania. A escolha do artista como referência reforça a importância de práticas de cuidado que valorizem a escuta, a autonomia e a expressão.

A caminhada mobiliza usuárias e usuários da RAPS, profissionais da saúde, estudantes, artistas e a população em geral, reafirmando o compromisso coletivo com uma saúde mental pública, territorializada, inclusiva e livre de práticas manicomiais.

III Caminhada da Luta Antimanicomial

📅 Data: 23 de maio de 2025 (sexta-feira)
📍 Concentração: Praça do Rádio Clube | 🕗 8h
🚶‍♂️ Saída da caminhada: 8h40
🏁 Chegada: Praça Ary Coelho | 🕘 Atividades até 11h


Foto da II Caminhada da Luta Antimanicomial, 2024

Sobre a III Semana da Luta Antimanicomial de MS

Realizada de 17 a 25 de maio de 2025, a Semana contempla ações em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá e Paranaíba, com rodas de conversa, oficinas, debates, intervenções culturais e caminhada. A mobilização marca o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrando que “em uma sociedade onde for necessário manicômio, toda forma de loucura é política”.

Realização:
Fórum Sul-Mato-Grossense da Luta Antimanicomial (FSMLA),  Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – MS (CRP14/MS),  Associação Águia Morena de Redução de Danos,  LAPS – Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde (UFMS),  Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), Conselho Regional de Enfermagem de MS (Coren-MS) e Residência em Saúde Mental da SESAU.

Apoio:
Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MS), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Décima Terceira Região (CREFITO13), Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), Faculdade Insted, Uniderp, UCDB, Anhanguera UNAES, Unigran Capital, UEMS, Secretaria Municipal de Saúde – SESAU e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SAS.