Você está visualizando atualmente 10 de outubro – Dia da Saúde Mental

10 de outubro – Dia da Saúde Mental

A saúde mental é parte essencial da saúde integral de todas as pessoas. Está relacionada à forma como cada pessoa pensa, sente, age e se relaciona consigo, com os outros e com o mundo. Ter saúde mental não significa estar livre de sofrimento ou nunca enfrentar dificuldades, mas sim ter condições de lidar com as emoções, enfrentar desafios e buscar equilíbrio na vida cotidiana.

A saúde mental depende de múltiplos fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos e culturais. Por isso, deve ser compreendida de maneira ampla, considerando o contexto de vida das pessoas e suas condições de trabalho, moradia, acesso à educação, cultura, lazer e vínculos afetivos.

Cuidar da saúde mental é garantir direitos, promover acolhimento e respeito à diversidade e oferecer acesso a serviços públicos de qualidade, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e demais dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A Psicologia reafirma seu compromisso com uma sociedade que promova o cuidado em liberdade, livre de violências e exclusões, e que reconheça que a saúde mental é um direito de todas as pessoas.