O 19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas, data que vai além de celebração, data também de luta por direitos e dignidade. O CRP14/MS reforça seu compromisso com a valorização dos saberes, modos de vida e tradições desses povos.
Mato Grosso do Sul é lar de diversas etnias, como Atikum, Guató, Guarani-Kaiowá, Guarani Nhandeva, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena, que seguem a resistir e reafirmar suas identidades frente aos desafios históricos e contemporâneos. Entre os principais desafios enfrentados pelos povos indígenas, destaca-se a luta constante pelo reconhecimento e demarcação de terras, um direito garantido pela Constituição, mas frequentemente ameaçado por interesses econômicos e políticos, que visam explorar essas terras à custa da destruição de seus territórios. Além disso, os povos indígenas continuam a sofrer com a violação de seus direitos culturais, sociais e de saúde, enfrentando a falta de acesso adequado a serviços essenciais como água, saúde e educação, além de serem vítimas de violência tanto por parte de grupos externos e de setores do Estado. A preservação ambiental, vital para a manutenção de sua conexão com a terra, também é um desafio crescente, dado o avanço das atividades de exploração de recursos naturais e do agronegócio, que ameaçam suas terras e modos de vida.
A Psicologia, comprometida com os direitos humanos e o respeito à diversidade, deve reconhecer e dialogar com os conhecimentos indígenas, combatendo o etnocentrismo e contribuindo para práticas mais plurais, éticas e comprometidas com a equidade. Além disso, é essencial que os profissionais da área reconheçam a importância do protagonismo indígena na construção de soluções para os desafios que enfrentam, valorizando sua autonomia e seus processos de cura e cuidado.
Que possamos aprender com os povos indígenas, não apenas sobre cuidado e coletividade, mas também sobre novas formas de ser, viver e existir.