Você está visualizando atualmente Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul reduz Jornada de Trabalho de suas/eus servidoras/es para 35 Horas Semanais

Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul reduz Jornada de Trabalho de suas/eus servidoras/es para 35 Horas Semanais

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) anuncia uma importante conquista para suas/eus servidoras/es: a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais. Essa medida, que entrará em vigor no dia 27/05/24, visa promover uma melhor qualidade de vida e bem-estar das/os servidoras/es, além de fomentar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

A iniciativa busca atender todas/os as/os funcionárias/os e não somente as/os psicólogas/os. Trata-se de um projeto piloto com o objetivo de iniciar a implementação da jornada de trabalho de 30 horas semanais na autarquia já para o ano de 2025, sem redução de salários e sem prejuízo no atendimento ao público.

Recentemente a Prefeitura de Campo Grande regulamentou a jornada de 30 horas semanais para psicólogas/os servidoras/es municipais em ato de sanção do projeto de lei complementar 922/2024, no último dia 10.

Seguindo este e outros movimentos semelhantes, a nova carga horária semanal das/dos servidoras/es do CRP14/MS está alinhada ao que já acontece no Conselho Federal de Psicologia. O acordo que permitiu a redução foi mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/MS) junto ao Sindicato dos funcionários em conselhos profissionais (SINDECOF/MS).

“A implementação deste projeto só foi possível graças à vontade política do atual plenário e a colaboração da equipe do Conselho que coletivamente ajudou a gestão por muitos meses a construir a melhor proposta para que beneficiasse as/aos trabalhadoras/es e também a entidade”, destacou Walkes Jacques Vargas, presidente do CRP14/MS.

Para Marcel Medeiros da Mata Ribeiro, servidor da secretaria do Conselho, a redução da carga horária trará diversos ganhos. “Nós, funcionários do CRP14/MS, entendemos esta redução de carga horária, de quarenta horas semanais para trinta e cinco, e posteriormente para trinta, como um alinhamento da entidade com as demandas da classe trabalhadora. Os ajustes que temos promovido nos atendimentos on-line, como os via site e e-mail, têm colaborado com o tema. O novo horário possibilitará não só um ganho na questão das horas disponíveis, mas também terá impacto na qualidade de vida de cada um de nós, uma vez que conquistas neste campo refletem em outros âmbitos de nosso cotidiano.”

Gabrielle de Souza Sanches, Assessora Técnica, pontuou: “As 30 horas semanais para as psicólogas é uma pauta importante que corre no Congresso Nacional e tem sido acompanhada e mobilizada de perto pelo CFP. Esse primeiro passo aqui no CRP14/MS é importante pensando no impacto na qualidade de vida de nós servidoras/es e também um olhar da instituição para as pautas e demandas das/os trabalhadoras/es.”

Vale ressaltar que a redução da jornada de trabalho não implicará em prejuízos para o funcionamento e a eficiência das atividades do Conselho, o horário de funcionamento seguirá o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 8 Às 17h.

A adoção da jornada de trabalho de 35 horas semanais é mais um avanço na busca pelo bem-estar e qualidade de vida da equipe, reforçando o compromisso do Conselho em ser uma referência na promoção da saúde mental e na valorização dos profissionais de psicologia em Mato Grosso do Sul.