Você está visualizando atualmente CREPOP CRP14/MS marca presença na Reunião Nacional da Rede CREPOP

CREPOP CRP14/MS marca presença na Reunião Nacional da Rede CREPOP

O Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região – Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) participou da Reunião Nacional da Rede do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), realizada em Brasília/DF, que reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia e do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O CRP14/MS esteve representado pela a conselheira Vanilce Farias Gomes (CRP14/08623-6) e conselheiro Pablo Cardoso de Souza (CRP14/05355-5), além de Josué de Marco Neto (CRP14/10376), coordenador técnico em Psicologia e Políticas Públicas do CREPOP. O encontro teve como destaque a apresentação da nova metodologia de pesquisa do CREPOP, que amplia a participação da Rede em todas as etapas da produção das Referências Técnicas, e o alinhamento das ações nacionais para os próximos anos.

Durante a reunião, também foi apresentado o Plano de Trabalho do CREPOP para 2026, estruturado em três eixos inter-relacionados: Pesquisa, Consolidação e Testagem da Metodologia (piloto) e 20 Anos de CREPOP. O tema do próximo ciclo de pesquisa, definido a partir das deliberações do 12º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), será pactuado na reunião da APAF de dezembro.

Entre as áreas estratégicas apontadas para futuras Referências Técnicas, destacam-se aquelas que ainda não possuem material orientador produzido pelo CREPOP, como Migrações, Apatridia e Refúgio, Meio Ambiente e Emergência Climática, Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS), Cuidados Paliativos no SUS, Educação Superior e Ensino Técnico e Centros Especializados de Reabilitação (CER). Para 2026, também estão previstos lançamentos de referências voltadas ao cuidado de pessoas com deficiência, à atuação na Rede de Atenção Psicossocial e aos Serviços de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A participação do CRP14/MS na reunião reforça o compromisso com o fortalecimento do CREPOP e com a qualificação da atuação da Psicologia nas políticas públicas, em diálogo com as diretrizes nacionais da categoria.