Você está visualizando atualmente CREPOP/CRP14MS realizou no mês de maio a Campanha “Psicologia na Luta Antimanicomial”

CREPOP/CRP14MS realizou no mês de maio a Campanha “Psicologia na Luta Antimanicomial”

O mês de maio marca o dia da Luta Antimanicomial, data importante para a Saúde Mental e para a Psicologia. O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP, participa dessa data, entendendo que é por meio da efetivação de Políticas Públicas na área da saúde,  juntamente com os usuários dos serviços, famílias e os trabalhadores que podemos combater as formas violentas de “tratamento” e o enclausuramento das pessoas com transtorno mental e/ou sofrimento psíquico.

Nesse sentido, o CREPOP desenvolveu a Campanha CREPOP – Psicologia na Luta Antimanicomial, que no mês de maio distribuiu 10 mil adesivos alusivos à Luta Antimanicomial, na defesa do cuidado com liberdade e respeito, em todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado, Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem cursos de Psicologia, Conselheiras (os) do IX Plenário do CRP14MS e distribuição aberta ao público nos eventos relacionados à temática.

Para mobilização da campanha foram realizadas reuniões com as (os) coordenadores de CAPS e IES do Estado, apresentando a campanha e objetivos, bem como, posicionando o CREPOP/CRP14MS como uma instância do CRP14 que está presente na Luta Antimanicomial.

A Campanha também esteve presente nas principais redes do Conselho, Site CRP14MS, Instagram e Facebook. Foram produzidas artes alusivas à Luta Antimanicomial e produção de textos em parceria com o Fórum Sul-mato-grossense de Estudantes de Saúde Mental, Núcleo de Saúde Mental CRP14MS, Psicóloga atuante na RAPS e Unidade Técnica CREPOP/CRP14MS. Os materiais apresentaram a Campanha, as relações entre a Psicologia e a Luta Antimanicomial, as ações do Núcleo de Saúde Mental do CRP14MS frente à esta temática, atuações da Psicologia no cotidiano da RAPS e indicações de obras literárias, filmes e músicas que abordam a temática Antimanicomial. Desse modo, esta frente da Campanha nas redes sociais, pretende alcançar outros coletivos, ideias, sociedade, por meio do acesso e compartilhamento dos materiais, a fim de propagar a perspectiva antimanicomial para toda a estrutura social.

Além disso, também, abrimos um espaço às profissionais do CAPS para encaminharem as produções e atuações junto às usuárias do serviço, famílias e comunidade. Por meio disso, esta matéria apresenta algumas imagens de atuações encaminhadas pelos CAPS do Estado e imagens das mobilizações no dia 18 de maio.

Texto: Unidade Técnica CREPOP/CRP14MS

 

Fotos: CAPS Coxim; CAPS Bela Vista MS; CAPS Maracaju; CAPS Três Lagoas; CAPS Costa Rica; CAPS Aparecida do Taboado; Faculdade Insted e Rede RAPS MS.