O Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região – Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), realizou no dia 27 de novembro de 2025, no município de Caarapó, mais uma edição do CREPOP Itinerante, com o tema “Violências e Violações de Direitos”.
A atividade aconteceu no CREAS de Caarapó, reunindo psicólogas/os que atuam nas políticas públicas, especialmente nas áreas da Assistência Social e Saúde, provenientes dos municípios de Caarapó e Laguna Carapã, além de profissionais convidadas(os) de Jateí, Juti, Glória de Dourados e Naviraí. Entre os serviços representados estavam CRAS, CREAS, CAPS e Secretarias Municipais.
A mediação do encontro foi conduzida por Bárbara Marques Rodrigues (CRP14/06285-4), Especialista em Impactos da Violência na Saúde, Especialista em Psicologia Social e Antropologia, Mestra em Processos Psicossociais pela UFGD, Conselheira Vice-Presidenta do XI Plenário do CRP14/MS e psicóloga no Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – Viva Mulher; e por Camilla Fernandes Marques (CRP14/05662-7), Doutora em Psicologia, docente do curso de Psicologia da UEMS e Conselheira Presidenta do CRP14/MS. Já o assessoramento técnico foi realizado por Josué de Marco Neto (CRP14/10376), Coordenador Técnico em Psicologia e Políticas Públicas do CREPOP.
O espaço possibilitou reflexões, trocas de experiências e o compartilhamento de desafios vivenciados no cotidiano profissional, especialmente no que se refere às demandas oriundas do sistema de justiça, às articulações intersetoriais e às condições de trabalho nos municípios do interior.
Para um dos participantes, o encontro representou um momento significativo para a Psicologia local:
“O encontro aqui de Caarapó foi um marco para a Psicologia no nosso município. Conseguimos expressar alguns problemas na atuação nas políticas públicas, principalmente nas áreas de saúde e educação, além das dificuldades no trabalho com as demandas judiciais. O trabalho de interiorização dos serviços do CRP é muito importante para o fortalecimento da atuação profissional.”
Outra participante destacou a importância da escuta promovida pelo Conselho:
“Foi um evento maravilhoso. Como profissionais, fomos ouvidos e nossas angústias foram acolhidas. Agradeço pela disponibilidade do CRP14 em estar conosco no interior do estado.”
O CRP14/MS agradece de forma especial ao CREAS de Caarapó, pela acolhida, cessão do espaço, organização do coffee break e pela gentileza em receber a equipe e as/os participantes, reforçando a importância da parceria entre o Conselho e os serviços locais.
A iniciativa reafirma o compromisso do CRP14/MS com a interiorização das ações, o fortalecimento da atuação profissional e a defesa dos direitos humanos no exercício da Psicologia em Mato Grosso do Sul.
