No dia 26 de setembro de 2025, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), realizou mais uma edição do CREPOP Itinerante, no município de São Gabriel do Oeste.
Com o tema “Gênero, Diversidade e Violências: A Psicologia na Defesa de Direitos”, o encontro aconteceu no CAPS I – Novo Caminhar, reunindo 26 participantes entre estudantes e profissionais de Psicologia, Assistência Social, Saúde e Educação, além de representantes da comunidade local.

A atividade teve mediação das colaboradoras do CREPOP Ester Naiá Ferreira de Melo (CRP 14/10365), mestre em Educação pela UFMS, e Gabriel Luis Pereira Nolasco (CRP 14/06742-7), doutor em Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde na linha de Políticas Públicas, Cultura e Produções Sociais pela UCDB, com assessoramento técnico de Josué de Marco Neto (CRP 14/10376), Coordenador Técnico em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRP14/MS.
O evento contemplou os municípios de São Gabriel do Oeste, Camapuã, Coxim e Rio Negro, e contou ainda com a presença de participantes de Rio Verde de Mato Grosso e Bandeirantes. Entre as principais áreas de atuação das participantes estavam a Educação, Saúde, Assistência Social e o Artesanato.
Durante o encontro, foram discutidos os desafios da atuação psicológica frente às questões de gênero, diversidade e violências, reforçando o compromisso ético e social da Psicologia na defesa dos direitos humanos e na promoção da dignidade.
As falas dos participantes evidenciaram a importância do espaço de troca proporcionado pelo CREPOP Itinerante:
“A palestra destacou o papel fundamental do psicólogo na promoção da dignidade humana, na escuta qualificada e na construção de espaços de acolhimento e justiça social”, destacou uma psicóloga de Rio Negro/MS.
“O evento foi de grande aprendizado e trocas de informações. O palestrante explanou com muita segurança e clareza todos os assuntos abordados, amei o evento”, avaliou uma profissional do Serviço Social.
“Foi um momento de troca de experiências com muitos profissionais da saúde mental. Devemos conhecer a realidade brasileira para atuar da melhor forma na saúde pública do nosso estado”, acrescentou uma psicóloga de São Gabriel do Oeste.
Nas avaliações do evento, os participantes destacaram como pontos positivos a leveza na condução das temáticas, a possibilidade de diálogo entre diferentes áreas, o fortalecimento do trabalho em rede e a construção coletiva de ideias voltadas à melhoria das práticas profissionais.
Com essa edição, o CREPOP reafirma seu compromisso em aproximar o Conselho das realidades locais, contribuindo para o fortalecimento da Psicologia nas políticas públicas e para o enfrentamento das desigualdades sociais no Mato Grosso do Sul.
