O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – CRP14/MS, em comemoração ao mês da Psicologia, lança a nova Carteira de Identidade Profissional (CIP) para as inscritas e os inscritos de Mato Grosso do Sul. A Nova CIP é feita em formato de cartão conta com recurso antifraude e permite integração com outros serviços prestados pelo Conselho, como atualização de dados cadastrais e emissão de certidões e boletos, diretamente pela/o titular. O lançamento faz parte das comemorações do mês da Psicologia celebrado em agosto por conta da data do Dia do Psicólogo (27).
A CIP é um documento de identidade oficial válido em todo o território nacional e, inclusive, substitui o RG. O novo documento é impermeável, feito de material plástico de alta durabilidade e o tamanho se assemelha a um cartão de crédito, ficando mais adequado para armazenar em carteira e porta-cartões. Entre as novidades a CIP traz informações que tornam o documento mais completo como declaração de Doação de Órgãos, tipo sanguíneo e fator RH.
SEGURANÇA – Ao todo a nova CIP contempla 16 itens de segurança entre eles: o guilhoche (conjunto de linhas e traços que impedem customização), microletra positiva, imagem sensível a luz UV, rosácea, fundo de segurança com íris, tinta de variação ótica OVI, fundo numismático, aplicação de QR Code e microletra negativa, entre outros.
INOVAÇÃO – O projeto da nova CIP começou a ser elaborado em 2017 com uma série de estudos e pesquisas para construir um modelo de documento que atendesse todas as necessidades da categoria, dos órgãos oficiais e permitisse integração tecnológica. Inovação faz parte desse projeto e em breve será lançada a e-CIP, versão digital do documento que permitirá ser carregado via app nos smartphones e tablets, além do acesso ao sistema do Conselho para Certificação Digital. O sistema é semelhante ao já adotado pelo e-Título e e-CNH, com conferência de autenticidade por QR Code.
MATO GROSSO DO SUL – O CRP14/MS está entre os primeiros Conselhos a se equipar, implantar o sistema e emitir a nova CIP. O Conselho foi equipado com kit de captura de dados que contempla um mini estúdio fotográfico, leitor biométrico, PAD para coleta de assinaturas digital, e scanner. As psicólogas e os psicólogos que se inscreverem no Conselho a partir de setembro de 2023 já receberão o novo modelo. O custo da substituição será de R$ 87,40 (oitenta e sete reais e quarenta centavos).
Inicialmente o recadastramento e emissão da nova CIP será feito apenas em Campo Grande, mediante agendamento pelo Telefone/WhatsApp 673382-4801.
Já para o primeiro semestre de 2024, o CRP14/MS fará uma força tarefa para chegar até as principais regiões do Estado.
4 PASSOS PARA OBTER SUA NOVA CIP
- Agendamento do serviço pelo Telefone/WhatsApp 67 3382-4801
- Captura dos Dados: na versão nova a foto será coletada pelo Conselho pois será impressa diretamente no documento. Nesta etapa também é coletada a biometria e seus dados cadastrais atualizados, entre eles: endereço, telefone e e-mail. Outra novidade é que a nova CIP também contempla os seguintes campos: Doador de Órgão, Tipo sanguíneo e fator RH, caso a/o inscrita/o queira fornecer essas informações (o registro é por declaração verbal).
- Validação de dados: Os dados serão inseridos diretamente no banco de dados digital e validados pelo setor de segurança, na sequencia será emitido o boleto para pagamento. O custo de emissão é de 87,40 (oitenta e sete reais e quarenta centavos) por carteira, que deverá ser pago em até 03 (três) dias úteis. (abaixo detalhamos a composição do custo)
- Solicitação de CIP: Após o pagamento, a empresa contratada pelo Sistema Conselhos emite o documento e em aproximadamente 20 dias úteis poderá ser retirada na sede do CRP 14/MS ou enviada pelas/os Conselheiras/os para as/os residentes nas cidades do interior, ou até mesmo enviada pelos correios (para os demais municípios).
Composição do custo de emissão da nova CIP:
Aprovada pela Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 18 de agosto de 2023, o valor de R$ 87,40 (oitenta e sete reais e quarenta centavos) corresponde aos custos de emissão e distribuição do novo documento. A composição do custo de emissão é feita da seguinte forma: 55% do valor é referente à produção, pagos à empresa responsável pela impressão; 25% equivale à cota Parte/Revista, devido ao Conselho Federal e 20% é referente aos custos de logísticas para entrega e interiorização.