Você está visualizando atualmente CRP14/MS no XI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

CRP14/MS no XI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

A Comissão de Psicologia Organizacional do CRP14/MS esteve presente no XI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizado na UERJ de 16 a 19 de julho de 2024. Participaram do evento as integrantes da Comissão de POT Eveli Freire de Vasconcelos (CRP14-01154-2) e Jaciane Terezinha Rodrigues Vieira(CRP14-00199-3), bem como a coordenadora da comissão e conselheira Flavia Pedrosa de Camargo.

Eveli coordenou o Encontro Nacional das Comissões de POT dos Conselhos Regionais e participou da entrega do Prêmio de Boas Práticas. Também destacou-se o lançamento da Nota Técnica 18/2024 sobre a atuação dos psicólogos nas organizações e a discussão sobre a Resolução nº 14/2023, que aborda a Avaliação de Riscos Psicossociais no Trabalho.

No Encontro da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), comissões de POT e o GT, foi definido o desenvolvimento de um documento colaborativo., documento este que incluirá propostas das comissões presentes e abrange os seguintes eixos: Formação em POT, Delimitação do Campo, Assédio e Violência, Riscos Psicossociais e Saúde do Trabalhador. O documento será encaminhado ao GT de POT e ao Conselho Federal.

 

“Além de todo o conteúdo e conhecimento discutidos no evento, um grande ganho foi a mobilização de alguns Conselhos Regionais que não tinham comissões de POT, a partir dos convites para participação, passaram a formar suas próprias comissões, evidenciando um aumento no interesse e na organização das comissões de psicologia organizacional e do trabalho em todo o país”, ressaltou Eveli.

No recente congresso bianual, a expectativa por conteúdos de alta qualidade foi plenamente atendida, como destacou Jaciane Terezinha Rodrigues Vieira. Ela ressaltou a importância do “Encontro Nacional das Comissões POT”, uma iniciativa que surgiu das discussões e do empenho da comissão do CRP-14. A ideia, que envolveu a inclusão na agenda da SBPOT, foi fundamental para aproximar colegas da área e do CRP, permitindo uma melhor compreensão e atuação nas demandas consolidadas e nas novas demandas surgidas com a dinâmica da sociedade corporativa. O encontro evidenciou a necessidade de elaborar propostas de ações nacionais e regionais, que serão apresentadas ao Ministério da Saúde. Jaciane também destacou a diversidade e a profundidade das mesas redondas que discutiram o desenvolvimento de instrumentos baseados em ciência para diagnósticos e intervenções na psicologia. As abordagens sobre “Modelos de Aprendizagem” e “Conceitos de Competência” reforçaram a necessidade de fortalecer a atuação da POT, garantindo maior tangibilidade e diferencial no trabalho da área. A Nota Técnica 018/24, que foi lançada recentemente, sublinhou que a POT precedeu a regulamentação da psicologia, destacando a importância do registro no CRP para firmar conhecimentos e obter respaldo na aplicação do trabalho nas organizações. A participação no congresso incentivou a busca por novos caminhos para promover eventos que valorizem ainda mais a categoria.

A conselheira Flávia ressaltou a relevância do Congresso, “O XI CBPOT é um evento muito importante para a divulgação e compartilhamento de ações voltadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho, contemplando tanto o campo da pesquisa quanto a atuação profissional. A participação da CPOT do CRP14/MS no evento contribuiu para que participássemos de discussões pertinentes e ligadas à realidade nacional, contribuindo para o nosso conhecimento e favorecendo a realização de propostas e parcerias futuras. A POT é uma área que precisa de atenção no contexto geral, uma vez que enfrentamos desafios constantes, sobretudo quanto às atividades que possuem sombreamento de outras áreas. É primordial que a Psicologia Organizacional e do Trabalho se fortaleça e se solidifique ainda mais no contexto das organizações, pois as necessidades humanas nesses espaços sofrem com as constantes alterações do mundo do trabalho.”