Você está visualizando atualmente CRP14/MS participa da última APAF de 2025 e integra debates estratégicos para a Psicologia no país

CRP14/MS participa da última APAF de 2025 e integra debates estratégicos para a Psicologia no país

O Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região – Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) esteve presente na última edição de 2025 da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, em Brasília/DF. O encontro reuniu Conselhos de Psicologia de todo o país e marcou um momento importante de transição, com a participação das novas gestões dos CRPs e a posse do XX Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP).


Representando o CRP14/MS, participaram da Assembleia a presidenta Camilla Fernandes Marques (CRP14/05662-7), a tesoureira Norma Celiane Cosmo (CRP14/00842-1) e o secretário João Fernando dos S. Vilela (CRP14/08098-1), reforçando o compromisso da autarquia com a construção coletiva das políticas que orientam a formação e o exercício profissional da Psicologia em âmbito nacional. O CRP14/MS também integra grupos de trabalho da APAF, contribuindo ativamente com pautas estratégicas para a categoria.

Ao todo, 111 delegadas e delegados, entre titulares e suplentes, participaram dos debates, que trouxeram à centralidade temas fundamentais para a atuação profissional e para o fortalecimento do Sistema Conselhos de Psicologia.

Um dos destaques do encontro foi a posse do XX Plenário do CFP, que inicia uma nova gestão comprometida com a defesa da Psicologia enquanto ciência e profissão a serviço dos direitos humanos. Nesse contexto, merece destaque a presença de Vanessa Terena (CRP14/07450-9), que atuou como conselheira do CRP14/MS na última gestão e que agora assume como conselheira titular do Conselho Federal de Psicologia, representando a Região Centro-Oeste.

Deliberações e encaminhamentos da APAF

Durante a Assembleia, foram aprovadas deliberações que impactam diretamente a atuação profissional em todo o país. Entre os destaques estão a aprovação do plano de trabalho do CREPOP para 2026, a definição do tema de pesquisa “Cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS)” e a apresentação dos temas que virão para consulta pública das  futuras referências técnicas, que abordarão áreas como deficiência, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), serviços do SUAS e a prevenção da autolesão e do suicídio.

Destaca-se a aprovação da continuidade de Grupo de Trabalho sobre a atuação da Psicologia no uso de maconha e psicodélicos em contexto terapêutico, além da criação e continuidade de grupos voltados a temas estratégicos, atualização da resolução de título  de especialista  ligado à análise da inclusão do cuidados paliativos, emergências e desastres em territórios indígenas, enfrentamento da violência de Estado, políticas de orientação e fiscalização, violências de gênero, racismo, capacitismo e os impactos da Inteligência Artificial na Psicologia.

A participação do CRP14/MS na APAF reforça seu compromisso da autarquia com uma Psicologia ética, socialmente referenciada e alinhada às demandas contemporâneas da sociedade brasileira. Os debates completos estão disponíveis no canal do Conselho Federal de Psicologia no YouTube.