Você está visualizando atualmente CRP14/MS participa do 12º Congresso Nacional da Psicologia

CRP14/MS participa do 12º Congresso Nacional da Psicologia

O 12º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) foi realizado entre os dias 3 e 6 de julho, em Brasília (DF), reunindo mais de 400 profissionais e estudantes de todo o país para quatro dias de intensos debates, construções coletivas e votações que irão orientar os rumos da Psicologia brasileira no próximo triênio.

Realizado desde 1994, o CNP é o principal espaço democrático e participativo da categoria. É nele que são definidas as diretrizes que nortearão as ações do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) nos três anos seguintes. A edição deste ano teve como tema “Psicologia e Democracia: a pluriversalidade do nosso fazer. Por uma Psicologia pluriversa e inclusiva”, destacando o compromisso da profissão com os direitos humanos, a diversidade e a defesa incondicional da democracia.

As propostas debatidas durante a etapa nacional do CNP foram construídas coletivamente ao longo de um amplo processo participativo, que envolveu Pré-Congressos e os Congressos Regionais da Psicologia (Corepsi), realizados em todos os estados brasileiros.

Participação do Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul, o Conselho Regional de Psicologia (CRP14/MS) promoveu uma ampla mobilização da categoria em todo o estado. Além da capital, Campo Grande, os Pré-Congressos foram realizados nas macrorregiões de Corumbá, Coxim, Dourados, Paranaíba e Três Lagoas, fortalecendo a presença do CRP14/MS no interior e ampliando a escuta da categoria em todo o território sul-mato-grossense. Com as delegadas/as eleitas/os na etapa anterior, o 12º COREPSI  foi realizado em Campo Grande e reuniu estudantes e profissionais que contribuíram com propostas e reflexões fundamentais para a construção coletiva das diretrizes regionais.

Como resultado dessa mobilização, 18 delegadas e delegados representaram Mato Grosso do Sul na etapa nacional do CNP, sendo 16 profissionais e 2 estudantes. Esses representantes levaram as propostas regionais para o debate em Brasília, contribuindo ativamente na definição das políticas que irão orientar a atuação da Psicologia brasileira nos próximos anos.

Experiência

A estudante Geovana do Nascimento Silva (UFMS – Campo Grande) relatou a experiência de participar do Congresso como discente:

“Enquanto estudante, participar das discussões e acompanhar a categoria votando em propostas que serão diretrizes para a próxima gestão do Sistema Conselhos me possibilitou compreender ainda mais os processos políticos e democráticos no fazer da Psicologia. Percebi que a participação estudantil nesses espaços, além de formativa, é indispensável. Seremos a futura categoria profissional; portanto, precisamos participar das discussões e reafirmar nosso compromisso ético-político com a profissão, em defesa e garantia dos Direitos Humanos. Sinto-me grata por ter trocado experiências com profissionais e estudantes da graduação de todo o país, com realidades locais diversas, discutindo temáticas indispensáveis para a Psicologia, como as pautas antirracista, anti-homofóbica, anticapacitista, antietarista e antimachista.”

Flávio Arce Silva (CRP14/07283-6), que atua no CAPS AD em Três Lagoas, destacou:

“Participar do CNP foi uma experiência muito importante. É um espaço democrático que reúne a diversidade de pensamentos e atuações da Psicologia, permitindo construir coletivamente diretrizes éticas, técnicas e políticas mais condizentes com a realidade brasileira. Apesar das contradições, como em todo espaço social, é justamente nelas que surgem possibilidades de intervenções mais adequadas às necessidades do país. Recomendo que outros profissionais participem desses processos. Eles ajudam a entender como a Psicologia se organiza, promovem articulações entre diferentes territórios e fortalecem uma prática profissional mais plural e comprometida.”

A conselheira Camilla Fernandes Marques (CRP14/056627) destacou a importância da participação do CRP14/MS no congresso: “Ter participado do 12º CNP, sendo parte da gestão do X Plenário do CRP14/MS, traz uma responsabilidade não somente com a Psicologia que buscamos construir com a categoria profissional, mas, principalmente, com o território, pois, enquanto conselheira, meu compromisso é garantir as aprovações das propostas pensadas a partir das demandas regionais, e que estas possam ter visibilidade nacional na construção de uma psicologia democrática e pluriversa para o próximo triênio das gestões. É importante dizer que estive acompanhada pelo Conselheiro João Fernando dos Santos Vilela (CRP14/08098-1) e as Conselheiras Jucimara Zacarias Martins (CRP14/04714-7 ) e Vanessa Terena [Vanessa Silva de Souza (CRP14/07450-9) nessa jornada para construção da nossa psicologia”.


Ao longo dos quatro dias de evento, das 235 propostas apresentadas ao 12º CNP, 187 foram aprovadas pelo plenário de pessoas delegadas, em diálogo com os três eixos temáticos do Congresso. As propostas aprovadas comporão o Caderno de Deliberações do 12º CNP, que servirá como base para a atuação institucional do CFP e dos CRPs no período de 2025 a 2028.


O CRP14/MS agradece a todas as pessoas que participaram das diversas etapas do processo e parabeniza o Conselho Federal de Psicologia (CFP) pela realização de mais uma edição do CNP, que tanto contribui para o diálogo e os avanços da Psicologia.

Para mais fotos do 12º CNP, clique aqui.