O suicídio, estágio final de diversas interferências emocionais, resultou na morte de 100 jovens e adolescentes sul-mato-grossenses em 2023, renovando a preocupação das autoridades de entidades públicas e privadas.
Em um esforço concentrado na prevenção desse problema e de promoção de saúde mental, na última sexta-feira, dia 12, a Secretaria de Estado da Cidadania, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, lançou a Semana Estadual da Juventude em Campo Grande, com foco na “Saúde Mental do Jovem Sul-mato-grossense”.
O lançamento da Semana da Juventude apresentou a Cartilha Juventude e Saúde Mental, que será distribuída aos estudantes do estado. Além do lançamento e da consulta pública, também foram realizadas oficinas simultaneamente em três locais de Campo Grande.
No Instituto Mirim de Campo Grande, os estudantes foram recebidos com uma emocionante apresentação musical, seguida pelo lançamento do Vídeo Oficial da Campanha. A palestra magna, “Juventude, vida e propósito”, proferida por Jessé Cruz, enfatizou a importância de encontrar propósito na juventude.
Na E. M. Prof. Carlos Henrique Schrader, além de apresentação da Orquestra Indígena, também aconteceu o lançamento da consulta pública e da Cartilha Juventude e Saúde Mental. A Comissão de Psicologia e Povos Indígenas do CRP14/MS, representada pela Conselheira Vanessa Terena, Tathiane Auxiliadora Ramos Cortez e Maria Yzabella Souza T. Franco, realizou oficinas sobre autodiagnóstico e mídias sociais. “O lançamento marca um avanço significativo para a juventude indígena, que participou ativamente de todo o processo. Ao se verem representados nos materiais e nas oficinas oferecidas, eles se sentem incluídos. A frase ‘nada sobre nós sem nós’ foi colocada em prática neste evento, que também contou com a presença de líderes e representantes indígenas nas oficinas e nos discursos apresentados”, enfatizou Vanessa.
No mesmo local, a segunda oficina abordou Comunicação e Saúde Mental, promovida pela Fiocruz/MS. Em seguida, a terceira oficina tratou de Saúde Mental e Bullying, realizada pelo Grupo Amor Vida – GAV. Por fim, a quarta oficina ofereceu a Oficina de Fotografia na Natureza, intitulada “ver, rever e transver”, organizada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.
No Instituto IDE, ocorreram apresentações de ballet e música, além do lançamento do Vídeo Oficial da Campanha e uma palestra magna inspiradora. As atividades incluíram oficinas de arterapia e música-terapia, ministradas por instituições como SES – Saúde do Adolescente e Associação Amando Vidas.
Durante o evento, os organizadores incentivaram os participantes a assistirem e compartilharem o vídeo da campanha e a cartilha de saúde mental, além de convidarem todos a participarem ativamente da consulta pública. Destacaram a importância das opiniões e sugestões da comunidade para orientar futuras iniciativas.
Enquanto parceiro do evento, o CRP14/MS acredita que a iniciativa reafirma nosso compromisso conjunto com a promoção da saúde mental e a garantia dos direitos fundamentais da juventude. Em setembro, mês em que acontecerá a Semana Estadual da Juventude de MS, seguiremos empenhados em oferecer suporte e recursos necessários para fortalecer o bem-estar emocional e psicol
ógico dos jovens, além de proporcionar um ambiente de aprendizado e reflexão sobre questões que impactam significativamente suas vidas.
Assista ao vídeo da campanha:
https://www.youtube.com/watch?v=rLo0sWS-cuM&feature=youtu.be