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CRP14/MS realiza II Seminário de Psicologia Educacional e Escolar.

No último final de semana, nos dias 11 e 12 de agosto, as/os profissionais de Psicologia de Mato Grosso do Sul participaram do II Seminário de Psicologia Educacional e Escolar. O evento foi promovido pela Comissão de Educação do CRP14/MS com o objetivo de realizar reflexões e discussões sobre os “Caminhos percorridos e Diálogos necessários” na área da Psicologia Educacional.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Walkes Jacques Vargas, presidente do CRP14/MS, Carmen Ferreira Barbosa, conselheira presidenta do CRESS 21ª Região-MS, representando o Conselho Regional de Serviço Social. Estiveram presentes também Alayde Maria Pinto Digiovanni, diretora da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP), a representante da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Alexandra Ayach Anache, juntamente com um representante do Conselho Estadual de Educação, Celi Corrêa Neres.

O sucesso do seminário pode ser destacado pelos números de participantes. No primeiro dia, aproximadamente 103 profissionais da psicologia se reuniram. O segundo dia contou com a participação de 88 pessoas interessadas em enriquecer suas perspectivas e compartilhar experiências.

O seminário foi organizado pela Comissão de Educação do CRP14/MS, e segundo a coordenadora Paola Nogueira Lopes CRP14/06334-5, foi um momento de reflexão na atuação da Psicologia Educacional. “A Comissão de Educação do CRP14/MS vem construindo encontros como este para ser um momento de reflexão sobre a atuação da Psicologia nas escolas. Abordamos temas como teorias da subjetividade, aprendizagem e comunicação na cultura digital e violência nas escolas. Outro ponto importante do evento foi provocar uma discussão sobre a implementação da Lei 13.935/2019 que fala da inserção dos profissionais da Psicologia na rede pública de ensino”, destacou. O assunto já foi discutido na Câmara Municipal em audiências públicas onde fala sobre a prestação de serviço de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica. A inclusão da psicóloga (o) e assistente social na Educação Básica é prevista pela Lei Federal nº 13.935/2019, aprovada após uma luta de vinte anos.