Você está visualizando atualmente CRP14/MS realiza lançamento das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua

CRP14/MS realiza lançamento das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua

Durante a XV Semana Acadêmica e IX Simpósio da Pós-Graduação em Psicologia, realizados pela UFGD em Dourados/MS, o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região (CRP14/MS) promoveu o lançamento das “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua”. Representando o Conselho no evento, esteve presente o psicólogo e colaborador Walkes Jacques Vargas (CRP 14/05574-6).


As Referências Técnicas (RTs) são documentos produzidos pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), espaço de diálogo entre a Psicologia e as políticas públicas. Elaboradas de forma coletiva, elas têm como objetivo orientar a atuação técnica, ética e política da categoria, qualificando a prática profissional e fortalecendo a luta por direitos.


Em especial, essa RT aborda o trabalho da Psicologia junto à população em situação de rua, um segmento historicamente invisibilizado e alvo de violações de direitos. A construção do documento contou com uma inovação: durante a Consulta Pública, profissionais puderam realizar escutas junto a usuários e usuárias dos serviços de referência, trazendo para o debate suas perspectivas sobre duas questões fundamentais:

  1. “Como as políticas públicas podem ser efetivas para as pessoas em situação de rua?”
  2. “Como a Psicologia pode contribuir para o fortalecimento dessas pessoas?”

O material também resgata o caráter histórico da situação de rua, fruto de processos de exclusão, racismo estrutural e criminalização da pobreza. Nesse sentido, destaca o compromisso ético da Psicologia com os direitos humanos, propondo práticas que busquem superar estigmas, fortalecer vínculos, promover a autonomia e romper com perspectivas higienistas e assistencialistas.

Além de reflexões críticas, a RT apresenta experiências de serviços como CAPS, Centro Pop, Consultório na Rua e CREAS, ressaltando a importância da atuação em rede e do acolhimento qualificado. Dessa forma, o documento se consolida como um guia para profissionais da Psicologia que atuam em diferentes políticas públicas, especialmente nas áreas de saúde e assistência social.

O CRP14/MS convida as(os) profissionais e estudantes a conhecerem a publicação completa, disponível nos link: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2025/08/RT_Pop_Rua_web-1.pdf