O Conselho Regional de Psicologia 14° Região/MS, por meio da Comissão de Psicologia e Povos Indígenas, manifesta seu apoio aos povos Guarani, Kaiowá e Terena em sua legítima reivindicação às autoridades por mais poços de água em seus territórios/ tekoha.
O acesso à água é um direito humano fundamental, reconhecido pela Organização das Nações Unidas, e sua garantia é indispensável para a dignidade humana e da sustentabilidade cultural e ambiental das comunidades indígenas. A escassez de água agrava desigualdades históricas, colocando em risco a saúde física e saúde mental/bem viver/teko porã dos Kaiowá, Guarani e Terena.
Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos dos povos indígenas e com a construção de políticas públicas que respeitem e promovam autonomia, territorialidade e qualidade de vida. Convocamos as autoridades competentes a ouvirem os clamores dessas comunidades e a adotarem medidas urgentes e eficazes para assegurar o abastecimento de água de forma adequada e permanente.
Que essa reivindicação não seja tratada apenas como uma demanda logística, mas como um imperativo ético, social e político para a reparação histórica a valorização da vida e diversidade cultural do nosso estado.
Conselho Regional de Psicologia
Comissão de Psicologia e Povos Indígenas