Você está visualizando atualmente Prevenção ao suicido – Falar é a melhor solução

Prevenção ao suicido – Falar é a melhor solução

Falar sobre algo que nos traz sofrimento e angústia pode trazer alívio e evitar que sentimentos que acompanham em nosso cotidiano se transformem em dores maiores. Para sensibilizar a população sobre a prevenção ao suicídio é que foi criada a campanha do Setembro Amarelo. Ao longo deste período, várias ações são realizadas para aumentar a conscientização sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, assim como sobre as estratégias de prevenção.

A psicologia desempenha um papel fundamental nesse contexto. Psicólogas/os não apenas trabalham com transtornos mentais, mas também orientam sobre como cuidar da saúde mental e elaborar estratégias de prevenção e também de pósvenção. O trabalho da/o psicóloga/o é justamente oferecer apoio, fornecendo ferramentas e estratégias para enfrentar os desafios da vida com resiliência e equilíbrio. O atendimento pode acontecer tanto para pessoas em situação de sofrimento quanto para pessoas enlutadas pela perda de algum amigo ou familiar.

Em uma época marcada por pressão social, estresse e demandas constantes, é crucial reconhecer a importância de cuidar da nossa saúde mental. O Setembro Amarelo nos lembra disso e ressalta o papel vital que profissionais da psicologia têm nessa jornada, seja no ambiente clínico ou nas políticas públicas. Investir no bem viver não se trata apenas de tratar doenças, mas de promover a vida com garantia de direitos, acesso à educação, saúde, segurança, alimentação saudável e moradia. A psicologia reafirma seu compromisso de tecer um olhar ético-político para a pauta e assegurar que a população tenha acesso a ações de prevenção e promoção de saúde.