Você está visualizando atualmente Psicologia Sul-Mato-Grossense celebra legado e inovação na 1ª edição do Prêmio da Psicologia

Psicologia Sul-Mato-Grossense celebra legado e inovação na 1ª edição do Prêmio da Psicologia

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) realizou, na última sexta-feira (17), a cerimônia de entrega do I Prêmio Sul-Mato-Grossense da Psicologia, em uma noite marcada por emoção, reconhecimento e valorização da categoria.

O evento aconteceu no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), que ficou completamente lotado — com todos os assentos ocupados e pessoas em pé, demonstrando o prestígio e a importância do momento para a Psicologia sul-mato-grossense.


A cerimônia teve início com uma apresentação artística de Thainan, acadêmico do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que encantou o público e preparou o clima de sensibilidade e afeto que marcou toda a noite.

Em seguida, foi composta a mesa de abertura, formada por Camilla Fernandes Marques (CRP14/05662-7), presidenta do CRP14/MS; Renan da Cunha Soares Júnior (CRP14/ 02715-9), psicólogo e coordenador da comissão organizadora do prêmio; e o deputado estadual Pedro Kemp, também psicólogo de formação.

Bastante emocionado, Renan fez um discurso em homenagem à psicóloga Lucy Nunes Ratier, que dá nome à primeira edição do prêmio:

“Ela se interessava verdadeiramente pelas pessoas, e era justamente com aqueles alunos que enfrentavam maiores dificuldades que ela mais se desdobrava para ajudar. Seu exemplo de profissionalismo, ética, amizade, respeito e sensibilidade humana permanece como referência para todas as pessoas que foram tocadas pelo seu fazer. Este prêmio busca manter viva a sua memória e inspirar outras profissionais a seguir o caminho de excelência que você trilhou. Obrigado por tudo e por tanto. Lucy presente, sempre.”

Homenagem a Lucy Nunes Ratier

A 1ª edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense da Psicologia homenageou Lucy Nunes Ratier, psicóloga natural de Ponta Porã e falecida em 2023, que deixou um legado marcante na Psicologia Escolar e Educacional do estado.

Lucy foi conselheira do VI Plenário do CRP14/MS, membra da Comissão de Educação, e dedicou mais de quatro décadas à profissão e à formação de psicólogas(os). Com mais de 35 anos de docência na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), também coordenou o curso de Psicologia e foi responsável pelo pronto atendimento psicológico ao acadêmico.

Sua trajetória inclui graduação em Psicologia pela UCDB, mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), além de participação em projetos editoriais e supervisão de estágios na área educacional.


Durante a cerimônia, a família de Lucy recebeu uma placa de homenagem em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da Psicologia em Mato Grosso do Sul.


Em nome da família, o filho de Lucy, Marcus Ratier, expressou sua gratidão e emoção diante da homenagem:

“É uma emoção enorme ver o legado que ela deixou, perceber quantas vidas ela transformou e como o seu exemplo continua inspirando diversas profissionais e alunas. Em nome da minha família, gostaria de agradecer profundamente ao CRP14/MS por esta homenagem tão sensível e justa. E que este prêmio, o Prêmio Lucy Ratier, continue inspirando corações e mentes de futuras gerações de psicólogas e psicólogos, assim como ela sonhava.”

Categorias e temática da premiação

Com o tema “Psicologia Escolar e Educacional: práticas e saberes em defesa da educação pública e de qualidade”, o Prêmio Sul-Mato-Grossense da Psicologia destacou a importância crescente da atuação profissional no contexto educacional — especialmente após a Lei Federal nº 13.935/2019, que garante a presença de psicólogas(os) nas redes públicas de educação básica.

A premiação foi dividida em três eixos temáticos, reconhecendo experiências e trabalhos que fortalecem o compromisso ético, social e científico da Psicologia em Mato Grosso do Sul.

 

Eixo I – Experiências Exitosas em Psicologia Escolar e Educacional

Reconheceu práticas que promovem e defendem uma educação de qualidade, com impacto direto no processo de ensino-aprendizagem.

  • 🥉 3º lugar: Dionéia Neris de Souza“Neurodiversidade e os desafios em ambiente escolar: diagnóstico tardio do autismo e seus efeitos na pré-adolescência – relato de caso”

  • 🥈 2º lugar: Sâmela Maria Feitosa da Rocha“O psiquismo da alfabetização de jovens e adultos como estratégia destinada à correção das desigualdades e injustiças sociais”

  • 🥇 1º lugar: Alyne Gomez Flores e Renatha Ribera de Oliveira“A inserção e o fortalecimento do Núcleo Psicossocial: desafios na Rede Municipal de Educação”

Eixo II – Experiências Profissionais em Pesquisa, Ensino ou Extensão

Destinado a experiências ou produtos acadêmicos que evidenciem inovação, inclusão, interseccionalidade e pluriversalidade no campo da Psicologia Escolar e Educacional.

  • 🥇 1º lugar: Ana Luiza Loureiro Klein“Valorização das potencialidades da adolescência: relato de experiência profissional com turmas de 6º e 9º anos de uma escola pública do interior”

Eixo III – Produtos Acadêmicos

Reuniu trabalhos desenvolvidos em cursos de especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado, que evidenciem práticas e pesquisas voltadas à inclusão, à diversidade e às interseccionalidades na Psicologia Educacional.

  • 🥉 3º lugar: Fernanda Ferreira Chaves“Práticas de transinclusão na educação superior: contribuições da Psicologia Escolar e Educacional a partir de uma perspectiva crítica, decolonial e interseccional”

  • 🥈 2º lugar: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Eliete Lopes Matricardi“Entre dores e palavras: a poesia como caminho sustentável de escuta, cuidado e ressignificação emocional em uma escola pública de MS”

  • 1º lugar: Gilson Gomes Coelho“Explorando a LGBTfobia no meio acadêmico: a realidade de uma universidade pública no interior de Mato Grosso do Sul”


Um marco para a Psicologia sul-mato-grossense


O I Prêmio Sul-Mato-Grossense da Psicologia reforça o compromisso do CRP14/MS com a valorização profissional e o fortalecimento da identidade da Psicologia em Mato Grosso do Sul. A iniciativa reconhece não apenas trajetórias individuais, mas também práticas coletivas que contribuem para a transformação social por meio da ciência psicológica.

“Celebrar a Psicologia é também celebrar o compromisso ético e social de quem constrói diariamente uma sociedade mais justa, humana e acolhedora”, destacou a presidência do CRP14/MS durante a cerimônia.

O Conselho parabeniza todas as participantes e agradece a presença de cada pessoa que fez parte desta noite histórica para a Psicologia sul-mato-grossense.