No dia 30 de abril, Campo Grande receberá um importante evento sobre cuidados paliativos. O Hospital São Julião traz à cidade a renomada médica geriatra e paliativista Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes para a palestra “A morte é um dia que vale a pena viver”. O evento acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo – Auditório Manoel de Barros, às 19h.
A abertura do evento será com apresentações da Orquestra Sinfônica de Campo Grande e da Orquestra Sinfônica das Crianças Indígenas, sob a direção musical do Maestro Eduardo Martinelli.
Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes: Referência em cuidados paliativos
Dra. Ana Cláudia é um dos maiores nomes no Brasil quando se trata de cuidados paliativos e qualidade de vida. Formada pela Faculdade de Medicina da USP, com especializações em Geriatria e Gerontologia pela Universidade de Barcelona e pós-graduação em Cuidados Paliativos pela Universidade de Oxford, ela se tornou uma referência na humanização da saúde. Além de sua carreira médica, é escritora e palestrante, sendo autora do best-seller “A morte é um dia que vale a pena viver”, livro que transformou a maneira como o tema da finitude é abordado no país. Participante de eventos nacionais e internacionais, a Dra. Ana Cláudia defende que o cuidado integral e humanizado das(dos) pacientes deve ser a prioridade, assegurando conforto e dignidade até o fim da vida.
Importância do evento
Cinthia Munhões Elias de Souza (CRP 14/07513-6), integrante do Núcleo de Psicologia Hospitalar do CRP14/MS, ressaltou a relevância do evento: “Muitas pessoas ainda desconhecem a importância dos cuidados paliativos, e esse evento pode auxiliar a esclarecer o conceito, benefícios e objetivos dessa abordagem, ajudando a combater os preconceitos existentes pela falta de informação. Em Mato Grosso do Sul, onde a educação sobre cuidados paliativos ainda é um campo em crescimento, a troca de experiências e conhecimentos sobre a temática pode ajudar a quebrar o estigma em torno do processo de morrer e reforçar o respeito aos direitos das(dos) pacientes, com foco na sua dignidade e conforto. Trazer um nome de peso para o nosso estado é fundamental para aumentar a conscientização e a compreensão desse tema, que envolve o cuidado integral e humanizado de nossas(os) pacientes.”
Cinthia é Psicóloga, atua na área hospitalar, formada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pós-graduada em Oncologia Multidisciplinar pela Faculdade Novoeste e em Cuidados Paliativos e Tanatologia, ambas pela Faculdade Unyleya.
Ingresso solidário
O evento tem caráter beneficente e toda a arrecadação será destinada à ampliação e melhoria dos setores de cuidados paliativos e reabilitação do Hospital São Julião, instituição que atende pacientes e famílias em momentos de grande vulnerabilidade.
Informações do evento:
- Palestra: A morte é um dia que vale a pena viver, com Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes
- Data: 30 de abril de 2025
- Horário: 19h
- Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo – Auditório Manoel de Barros
- Ingressos: R$ 150,00
- Venda online: www.saojuliao.org.br | ingressos.saojuliao.org.br
- Mais informações: (67) 9177-2335 | (67) 99334-7692
O CRP14/MS é parceiro na divulgação deste evento, que promove a conscientização sobre a importância dos cuidados paliativos, com ênfase na humanização e na dignidade no cuidado aos pacientes. Participe e ajude o Hospital São Julião você também!