Em uma semana, Campo Grande teve o registro de quatro mortes por suicídio, segundo informações da imprensa. O suicídio é um tema muito relevante para a Psicologia, uma vez que é o ápice do sofrimento psíquico. Assim, cabe a nós a missão de contribuir com a sociedade, não apenas com informações como já faz a imprensa, mas com conhecimento e entendimento sobre a real questão.
A Psicologia considera o tema suicídio com seriedade e respeito, pois impacta grandemente no seio familiar e expõe uma sociedade despreparada para lidar com as questões de saúde mental. O suicídio é um problema social e de saúde pública que tira a vida de um milhão de pessoas por ano, em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante da expressividade dos números e da complexidade do fenômeno, é necessário que se elabore estratégias para combater a ocorrência que, de acordo com a OMS, é evitável.
O CRP 14/MS se solidariza com os familiares e amigos que tiveram as perdas e, diante deste trágico cenário, disponibiliza para as psicólogas e os psicólogos materiais do Sistema Conselhos que fornecem importantes subsídios para capacitação profissional.
Confira o vídeo abaixo e, o link para download da referência técnica: Suicídios e os Desafios para a Psicologia (CFP)
http://site.cfp.org.br/publicacao/suicidio-e-os-desafios-para-a-psicologia/